Posicionamento de uma boa postura sentada

Apoio dos pés no chão. Pés um ao lado do outro e distantes entre si. Flexione os tornozelos e os joelhos, mantendo-os em ângulo aproximadamente de 90º. Prefira sentar-se sobre uma superficie firme. Sente-se na mão e sinta uma estrutura mais firme e resistente, uma vez encontrado esse osso, puxe a mão para trás, trazendo-o para a mesma direção. O posicionamento adequado da coluna vertebral na postura sentada começa pela boa organização dos pés e da pelve.

Posicionamento no escritório

stethoscope-on-clipboard-s-710400

Evite segurar o telefone com o ombro. O uso do ombro gera uma tensão excessiva na musculatura do ombro e pescoço, podendo gerar tensões e dores de cabeça. No computador, avalie a altura do monitor. Não cruze as pernas, mantenha os pés apoiados ao chão, com ângulo de 90º nas articulações dos joelhos e quadril. Apoie as costas na cadeira, mantenha os braços apoiados, antebraços e mãos devem ficar nivelados. A altura da tela é fundamental para a postura correta da cabeça e da coluna, procure colocá-la na altura dos olhos. A distância indicada é a medida do seu braço esticado. E quando utilizar o mouse mantenha os punhos apoiados sobre a mesa.

Agachar preservando a coluna de sobrecargas

biochemical-research-s-710400

Dê um passo à frente com um dos pés, dobre os joelhos e os tornozelos. Desapoie o calcanhar de trás. Continue a flexão até que o joelho de trás toque no chão. Incline o tronco para frente, realizando a flexão da articulação do quadril. Mantenha a coluna alinhada e ao apanhar o objeto aproxime-o do corpo. Para voltar, pressione os pés contra o chão e estenda os tornozelos, joelhos e quadril. Mantenha o objeto próximo ao corpo e cuide para não soltar a cabeça à frente.

 

 

Posicionamento para dormir bem

stethoscope-on-clipboard-s-710400

Cuide da altura do travesseiro, alturas inadequadas são responsáveis por dores no pescoço, de cabeça, ombros e braços. Deitar de lado com um travesseiro entre os joelhos, evita torções. Mantenha quadril, ombro e cabeça alinhados. A utilização de travesseiros de apoio nos ajuda a manter o bom posicionamento durante a noite. Na posição de barriga para cima é recomendável um apoio embaixo dos joelhos para prevenir dores nas costas. A posição de bruços é a que mais prejudica a coluna vertebral. Utilizar o braço como apoio para a cabeça é altamente prejudical para a articulação do ombro, braços, região do pescoço e cabeça.

 

 

Posicionamento de uma boa postura em pé

biochemical-research-s-710400

Manter os pés um ao lado do outro, distantes entre si, na distância dos quadris. Com os joelhos estendidos, distribuir o apoio entre a parte de trás dos pés (calcanhares) e da frente dos pés. Mantenha o olhar a frente, evitando olhar para o chão ou para cima, proporcionando o bom posicionamento da cabeça e do pescoço. Cuidado para não esticar ou flexionar demais os joelhos, pois afeta a boa postura. Descarregar o peso do corpo para um lado não faz bem, portanto procure sempre distribuir o peso do corpo igualmente entre os pés.

 

 

Retirar e colocar objetos de armários altos

Procure não elevar as mãos muito acima da cabeça. Utilize uma escada ou um banquinho (dependendo da altura do armário/prateleira) para evitar esforços descenessários. Evite ao máximo os movimentos de torção com o tronco, sobretudo se estiver segurando objetos pesados. Ao utilizar escadas e bancos, verifique se estão bem abertos e firmes no chão.